18 de fev. de 2014

Regras e Pontuação do Tiro com Arco e Flecha





Existem 2 modalidades de tiro com arco: arco recurvo e arco composto.



O arco recurvo também conhecido como arco olímpico, é igual ao modelo usado na 
Idade Média, é o que se usa nos jogos olímpicos.


Arco composto contém um sistema de roldanas para aumentar a energia que é passada para a flecha.


As disputas do tiro com arco são realizadas em 3 tipos de campos: Indoor (ginásio coberto),
  Outdoor (campo aberto e plano) e Field (campo aberto e irregular), nesses campos existem pista de 30 metros de largura, onde no final está o alvo.


A distância do alvo varia:


Para homens: 30 metros, 50 metros, 70 metros e 90 metros.


Para mulheres: 30metros, 50 metros e 60 metros e 70 metros.


Mas nos jogos olímpicos só se utiliza a distância de 70 metros, isso ocorre desde os jogos
  olímpicos de Barcelona.


O alvo tem 1,22 metros de diâmetro e é dividido em 10 setores. O círculo central tem de 12,2 centímetros de diâmetro e as coroas têm, cada uma, 6,1 centímetros a mais de raio. O alvo é colorido com 5 cores dispostas em 10 faixas coloridas: 2 douradas, 2 vermelhas, 2 azuis, 2 brancas.


A pontuação que segue o padrão da FITA (Federação Internacional de Tiro com Arco) é feita da seguinte maneira:


Uma flecha no meio vale 10 pontos, no círculo dourado vizinho ao central, 9 pontos, e assim até chegar ao último círculo branco que valer 1 ponto.


As flecha que atravessar ou ricochetear o alvo (ou outra flecha) só conta pontos se deixar marcas visíveis. Se acontecer de o arqueiro acertar uma flecha na linha divisória, valerá a maior pontuação.


Nas olimpíadas participam 64 atletas, desses 64 os 32 com mais pontos se classificam para a próxima fase que é feita de modo eliminatório, o 1º pega o 32º, o 2º pega o 31º e assim por diante. Depois de 3 séries de 18 os melhores passam para a 3º fase, essa fase é disputada em rounds eliminatórios de 2 séries de 16 tiros, até que se chegue ao grande campeão. Detalhe nessa fase só é válida a pontuação de cada rodada.


Esse modo de disputa é praticamente igual na competição por equipes. Os 3 integrantes de cada equipe aproveitam suas pontuações na prova individual para a classificação geral. Depois a 1º equipe pega a última e a 2º pega a penúltima e assim por diante até se chegar na equipe campeã.


As flechas, que são tubulares, são feitas de liga de alumínio e a ponta é feita de aço, variam de tamanho e o peso limite é de 28 gramas.



Os arcos podem ser feito de aço ou uma mistura de fibra de vidro, madeira compensada e plástico, seu tamanho varia com o tamanho do arqueiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário