18 de fev. de 2014

Faça seu Arco Huno

  • Placa de madeira de 150 cm x 10 cm
  • Fita métrica
  • Lápis
  • Serrote 



Instruções


  1. 1
    Coloque a placa de madeira de 150 cm x 10 cm sobre uma superfície firme. Encontre o centro exato da tábua e marque um "X" nesse ponto. Esse "X" será o centro da zona de empunhadura. Assinale 13 cm abaixo dessa marcação para indicar onde a empunhadura ficará. Isso lhe dará um braço superior do arco mais longo que o inferior.
  2. 2
    Decida qual lado da tábua será a "barriga" do arco. Se a madeira tiver nós, esse lado deverá ser a barriga. Caso contrário, não importará o lado escolhido. Marque a largura da área de empunhadura. O arco deverá ter 65 cm de espessura, medidos a partir de sua "barriga".
  3. 3
    Desenhe um perfil básico de cada braço na madeira. Eles deverão ter comprimentos diferentes, mantendo o mesmo formato para ambos. Deverão curvar-se para a frente da empunhadura e de volta para a barriga do arco. Desenhe-os de forma a alcançarem o comprimento total do arco.
  4. 4
    Em seguida, você deverá desenhar as pontas de cada braço. Elas deverão curvar-se para a frente, criando um desvio da curva original dos braços em um ângulo de 45 graus. Realize esse desenho simplesmente desviando, para o canto oposto da tábua, o desenho da curvatura da ponta do perfil do braço. Isso lhe dará uma silhueta de arco onde as pontas projetam-se nitidamente para a frente, sendo uma das características que definem um arco huno.
  5. 5
    Reforce o desenho feito com seu lápis. Use a serra de tico-tico para cortar o perfil de seu arco contornando a linha.
  6. 6
    Use a lima para arredondar e dar forma ao arco, recorrendo a qualquer técnica que preferir, dando-lhe uma espessura de 1,6 cm na área de empunhadura e de 1 cm no restante do arco. Além disso, sua largura deverá ser de 65 cm na empunhadura e 15 cm em cada ponta. Continue dando forma até alcançar essas dimensões. Deixe seu arco de lado por um momento.
  7. 7
    Corte uma curva na placa de madeira de 120 cm x 60 cm. A curva deverá se estender por todo o comprimento e largura da tábua.
  8. 8
    Coloque o balde de água sobre o fogão e deixe-o ferver. Submerja um braço do arco nessa água por cerca de três a quatro horas. Ele deverá estar maleável o suficiente para curvar-se após esse período.
  9. 9
    Curve o braço do arco e prenda-o com a braçadeira na curva que fora cortada da placa de madeira de 120 cm x 60 cm. Isso intensificará o recurvamento de seu arco huno. Ao fixá-lo, certifique-se de que as pontas não sejam incluídas e que continuem projetadas para a frente da empunhadura do arco. É muito difícil alterar a forma do braço depois que ele estiver pronto, então certifique-se de estar satisfeito com o curvamento assim que prendê-lo. Deixe-o unido à placa por dois ou três dias até que a madeira seque e o curvamento esteja firmemente endurecido.
  10. 10
    Repita os passos 8 e 9 para o outro braço do arco. Você notará diferença nos dois. Ela é intencional e ajudará a aumentar a potência do arco.
  11. 11
    Lime duas fendas no arco, uma em cada ponta. Elas serão os encaixes que segurarão a corda de nylon.
  12. 12
    Alise o arco usando a lixa e lustre com o verniz de sua preferência. Consulte as orientações do fabricante para determinar o tempo de secagem
  13. 13
    Aplique na empunhadura uma quantidade abundante de cola e enrole a tira de couro ao seu redor. Isso irá torná-lo confortável durante o uso. Deixe a cola de madeira secar completamente, seguindo as orientações do fabricante.
  14. 14
    Amarre uma ponta da corda de nylon em uma das fendas do arco. Puxe-a firmemente causando o encurvamento do arco para intensificar uma vez mais até que as pontas se alinhem com a empunhadura. Amarre-a na segunda fenda e certifique-se de que a tensão seja conveniente. Você deverá se ocupar um pouco com a tensão até que fique perfeita. Assim que estiver, segure a empunhadura e use seu arco huno.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário